top of page

Sobre

O Simpósio Internacional de Escultores de Santa Maria tem como objetivo promover a produção artística, o intercâmbio cultural e uma inserção da arte contemporânea em espaços de circulação pública.

 

O evento nasce no ano de 2008, idealizado pelo Grupo Arte Pública, formado pelos escultores André Marcos, Catiuscia Dotto e Roberto Chagas, que passam a buscar parcerias para realizá-lo.

 

Em dezembro de 2011 se concretiza a primeira edição, o I Encontro Internacional de Escultores que reúne na Gare da Estação, em frente ao atelier do Grupo Arte Pública, cinco escultores os quais esculpiram em arenito. O evento só foi possível devido ao financiamento da Prefeitura Municipal de Santa Maria e a parceria da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.

 

O II Simpósio Internacional de Escultores aconteceu em 2013, reunindo seis artistas que, desta vez, executaram seus trabalhos em madeira. Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Maria.

 

Em 2015 realizou-se o III Simpósio Internacional de Escultores no qual oito escultores trabalharam com pedra ou cimento. Novamente a Prefeitura Municipal de Santa Maria através de sua Secretaria de Cultura financiou integralmente o evento, que ainda contou com o apoio da Associação Piazito Arte e Cultura. No mesmo ano em dezembro de 2015 realizou-se o IV Simpósio Internacional de Escultores, desta vez com dez artistas que trabalharam em pedra, metal, cimento e fibra de vidro. A maior edição do evento manten-se com financiamento da Prefeitura Municipal de Santa Maria em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

 

Durante essas quatro edições, inúmeros foram os parceiros na concretização deste projeto, entre eles, destaca-se o Grupo da Estação, um referencial de produção escultórica na cidade e que participa desde o surgimento e amadurecimento do projeto, que pouco a pouco busca se consolidar como um evento internacional a inserir a cidade no cenário atual das artes visuais.

 

Até o momento o evento proporcionou a realização de trinta e uma esculturas que integram o patrimônio artístico do município. Passaram pelo simpósio artistas da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, Itália, México, Portugal, Russia e Uruguay. Vem promovendo um grande intercâmbio cultural entre artistas e a comunidade, que acompanha o desenvolvimento e o processo de cada escultura, feito sempre em local público. Aproximadamente mais de 500 alunos da rede básica de ensino já visitaram o evento e aproximadamente mais de 15.000 pessoas acompanharam o processo de produção dos escultores.

 

Como este intuito, o simpósio busca encaminhar-se para sua quinta edição, com diversos materiais, onde a poética de cada artista vai pouco a pouco, incorporando-se a paisagem da cidade e reconstruindo um cotidiano onde mais uma linguagem artística passa a habitar os espaços públicos em permanente diálogo com a população.

PRÓXIMA  EDIÇÃO

 

A quinta edição do Simpósio de Escultores está em processo de aprovação junto aos orgãos financiadores e os grupos promotores. Entretanto tem data prevista para o período de 01 a 10 de dezembro de 2016. O local se manterá o Largo da Gare da Estação Ferroviária de Santa Maria, como nas últimas edições organizado pelo Grupo Arte Pública em parceria com Piazito Arte e Cultura e Secretaria Municipal de Cultura -SM.

bottom of page